O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Se há presença de tumor benigno, ou maligno (câncer) o exame de sangue será capaz de detectar o aumento do PSA. Se houver alteração, o médico urologista irá definir qual a causa.
O que é?
Sigla em inglês para antígeno prostático específico. É uma proteína medida através de exame de sangue comum e existente na próstata de homens saudáveis e doentes.
Para que serve o PSA?
Serve para liquefazer o sêmen logo apos a ejaculação para facilitar a penetração dos espermatozóides no colo uterino da mulher. Na prática clínica é utilizado como método diagnóstico complementar das doenças da próstata (prostatite, por exemplo) e como marcador tumoral no câncer da próstata.
PSA e câncer de próstata
O PSA elevado NÃO é significado de câncer de próstata (PSA é próstata específico e não câncer específico) ou seja, seu resultado pode estar alterado em outras doenças dessa glândula como prostatites, infecção do trato urinário e após exames de toque retal, cistoscopia ou ultrassonografia transretal da próstata.