Urologia
Visão geral
A UROLOGIA é uma especialidade médica que compreende as enfermidades que acometem o sistema genital masculino e o sistema urinário e glândulas adrenais de ambos os sexos, em adultos e crianças.
Portanto, a UROLOGIA cuida de ambos os sexos e não apenas de homens.
O sistema genital masculino compreende a próstata, vesículas seminais, pênis, uretra, testículos e epidídimos.
O sistema urinário em ambos os sexos é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. A diferença é que a uretra é mais longa no homem.
É comum alguns pacientes pensarem que é o ginecologista o profissional responsável por tratar os distúrbios urinários das mulheres. Na verdade, o ginecologista é responsável por tratar as doenças do aparelho genital e reprodutor femininos, ou seja, mamas, útero, trompas, ovários, mamas, vulva e vagina.
Em resumo a UROLOGIA é uma especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades congênitas e adquiridas, tumorais, infecciosas, traumáticas e degenerativas do sistema urinário e glândulas adrenais de ambos os sexos e do sistema genital masculino.
Saúde masculina
Nos dias atuais, com a correria e atribulações do dia a dia, fica cada vez mais difícil para o homem moderno marcar consulta e comparecer ao consultório de vários especialistas para fazer seu check-up anual.
Seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Urologia de transformar o urologista no médico do homem, após um exame clínico detalhado, solicitamos todos os exames necessários para cada faixa etária e encaminhamos para o cardiologista ou outro especialista quando necesário.
Procuramos assim facilitar a vida do homem de uma maneira prática e segura, fazendo o seu check-up anual e orientando-o da melhor maneira possível.
Saúde feminina - Uroginecologia
Em conjunto com o ginecologista e o clínico geral o urologista acompanha e trata as mulheres nas sua doenças urológicas mais frequentes como a incontinência urinária, os prolapsos vaginais, a nefrolitíase (cálculo renal) e nas infecções urinárias de repetição.
O tratamento mutidisciplinar proporciona assim uma melhor qualidade de vida à mulher.
Saúde da criança - Uropediatria
Existe uma variedade muito grande de doenças urológicas que se manifestam na infância (fimos, criptorquidia, estenose de junção uretro-piélica entre outras) e se não forem diagnosticas e tratadas logo no início podem ter consequencias sérias como a transformação de testículos criptoquídicos em tumor, perda do rim, entre outros.
Em conjunto com o pediatra o urologista atua no diagnóstico e tratamento precoces das doenças uropediátricas.
Portanto, traga seu filho para um exame de rotina com nossos médicos.
Saúde do adolescente
Ao contrário da menina que após a menstruação deixa o pediatra e começa a fazer acompanhamento médico com o ginecologista, o adolescente masculino frequentemente não tem o hábito de procurar o médico.
Com a facilidade da informação através da internet, dos contatos nas redes sociais e com o início da vida sexual cada vez mais precoce do jovem é de suma importância a orientação dos pais na orientação sexual dos seus filhos no intuito de educá-los para o mundo atual.
Apesar de toda a orientação dos pais e da escola, o adolescente masculino com frequencia fica desamparado do ponto de vista médico.
O urologista em comunhão com os pais tem como objetivo tornar-se o médico do adolescente masculino orientando-o no início da sua vida sexual, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez precoce.
Portanto, nossa orientação aos pais é que tragam seus filhos até o urologista para um exame de rotina e orientações para o início da sua vida sexual.
Saúde do idoso – Urogeriatria
Atualmente, segundo o IBGE, a expectativa do homem brasileiro vem aumentando nas últimas décadas, chegando a mais de 80 anos na classe sócioeconômica A.
Ao contrário da geração anterior que chegava na velhice aposentado e sem muita perspectiva futura, os homens da melhor idade estão cada vez mais ativos, desfrutando dos benefícos de uma vida econômica mais estável, dos avanços da medicina associados à sabedoria adquirida durante a vida.
Desse modo, são cada vez mais requisitados pelo mercado de trabalho começando uma segunda carreira frequentemente após os 60 anos de idade.
Do ponto de vista sexual, estão cada vez mais ativos com suas parceiras. No entanto, com o avançar da idade o homem pode se defrontar com o DAEM que é a deficiência androgênica do envelhecimento masculino que tem a baixa da libido e disfunção sexual erétil como um dos seus sintomas.
Uma vez que a população envelhece, o urologista passa a se confrontar com as doenças mais frequentes nos pacientes desssa faixa etária.
Portanto, é muito importante que o urologista acompanhe o homem nessa fase da vida não somente para fazer o exame preventivo do cancer de próstata mas também para dar qualidade de vida a ele.