Área do paciente

localizacao2Rua Vergueiro 1421 - Sala 908 - Torre Sul - Vila Mariana - São Paulo - SP

contato2(11) 3262-4114

whatsapp2(11) 3141-1598

facebook2

instagram2

cancer de prostata

O que é?

O novembro azul é o mês de conscientização para a prevenção de doenças exclusivamente masculinas, com destaque para o câncer de próstata. Para entender mais sobre esta patologia, é preciso saber o que é a próstata e do que o câncer de próstata se trata. Localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, a próstata é uma glândula presente apenas nos homens, que faz parte do sistema genital e tem a função de produzir parte do líquido seminal.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. Ele ocorre quando há uma mutação das células que começam a se proliferar de maneira anormal, causando o câncer. Apesar disso, o câncer de próstata tem altíssimas chances de cura quando diagnosticado na sua fase inicial.

Fatores de risco

O paciente deve ficar atento a alguns fatores de risco que podem levar a um câncer de próstata, dentre eles estão:

- Antecedente familiar
Homens com parentes que já tiveram o câncer de próstata, ainda mais em primeiro grau, têm mais chances de desenvolver a doença.

- Idade
O câncer de próstata costuma ser mais comum em pacientes com mais de 55 anos, daí a importância de realizar o exame de próstata anualmente a partir dos 40 anos;

- Alimentação
Pacientes que têm uma alimentação pouco balanceada, e que consomem muitos alimentos gordurosos e carne vermelha, além de serem sedentários e obesos possuem mais chance de ter câncer de próstata.

Sinais e sintomas

O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas em sua fase inicial, por isso o exame de próstata é importante: caso a doença exista, é possível detectá-la logo no início. Já nos casos mais avançados, é possível que o paciente sinta dificuldade ao urinar; ardência ao urinar; pouca força ao urinar; sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente; sangue na urina; e dor ao ejacular – sintomas causados pelo tumor do câncer.

É possível que o paciente também sinta dor óssea na região das costas, resultado da metástase nos ossos, que pode causar fraturas.

Diagnóstico

Os principais exames utilizados para triagem do câncer de próstata são o exame de toque retal e o exame de sangue – que detecta o nível do antígeno prostático específico (PSA). A interpretação do resultado do valor do PSA cabe ao médico urologista e  o câncer de próstata é diagnosticado somente após biópsia da glândula.

Já o exame de toque retal deve ser realizado anualmente por homens com mais de 40 anos - com história familiar da doença - e 45 anos  - para quem não têm histórico familiar - e ele irá analisar o tamanho da próstata e possíveis nódulos na região. O exame de toque retal dura menos do que quinze segundos e também serve para identificar outras possíveis doenças como a prostatite, a hiperplasia prostática benigna, além de inflamações no canal retal.

Além desses dois exames, o diagnóstico de um câncer de próstata pode ser completado com os seguintes exames:

• Ressonância Nuclear Magnética da próstata
  • Biópsia guiada por USG transretal
  • Cintilografia Óssea
  • Tomografia Computadorizada
  • PET- PSMA

Tratamento

O câncer de próstata é uma doença que possui cura na grande maioria dos casos. O tratamento será definido utilizando-se o Escore de Gleason, (que varia de 6 a 10), os valores de PSA juntamente com os demais exames de estadiamento (tomografia, RNM, cintilgrafia óssea e PET-PSMA). Dentre os principais possíveis tratamentos estão:

- Cirurgia
A cirurgia é a que apresenta as maiores chances de cura e é realizada para remover a próstata, as vesículas seminais e os tecidos nos quais se encontram nódulos linfáticos. A cirurgia pode ser robótica, com incisão no abdômen (convencional), perineal, ou por vídeolaparoscopia.

- Radioterapia
A radioterapia tem o objetivo de destruir as células do tumor por feixe de radiações ionizantes, sendo elas radiação externa, ou radiação interna (braquiterapia);

- Observação continuada
A observação continuada é uma alternativa aos tratamentos invasivos quando o câncer tem evolução lenta e está em estágio inicial. Em casos nos quais os tumores representam baixo potencial de agressividade com risco de morte menor que 1%, já é feita a observação;

- Terapia Hormonal
A terapia hormonal é feita por meio de injeções que cessam a produção de testosterona e, consequentemente, fazendo com que os hormônios parem de ser produzidos e que as células cancerígenas morram, ou se reproduzam em um ritmo bem menor;

- Quimioterapia
A quimioterapia é feita com medicamentos (quimioterápicos) e o objetivo é matar as células cancerígenas de crescimento rápido.

Mais informações

O médico responsável por tratar das patologias relacionadas ao trato urinário é o urologista: no homem, ele poderá acompanhar doenças como cálculo renal (pedra no rim); no ureter (ureterolitíase), realizar cirurgias como a vasectomia, remoção da próstata (comprometida por doenças benigna - hiperplasia - ou maligna - câncer), tumores  renais, de bexiga, testículos, glândulas adrenais entre outras doenças dos sistema urogenital masculino e urinário feminino. Consulte o seu urologista uma vez ao ano, ou sempre que  sentir alguma alteração que envolva o trato urinário ou genital (masculino).

O novembro azul, além de conscientizar sobre as patologias masculinas, também veio para quebrar o preconceito que alguns homens têm em relação ao exame de toque retal: se você possui alguma dúvida, aproveite o novembro azul e procure se informar!

Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

telefone3(11) 3262-4114

whatsapp3(11) 3141-1598