Área do paciente

localizacao2Rua Vergueiro 1421 - Sala 908 - Torre Sul - Vila Mariana - São Paulo - SP

contato2(11) 3262-4114

whatsapp2(11) 3141-1598

facebook2

instagram2

O que é?

A obstrução urológica é um termo leigo utilizado para designar um bloqueio no canal urinário (uretra) que tem como consequência a dificuldade de urinar e a retenção urinária. Pode ser causada por alguns fatores como, por exemplo, estenose da uretra, hiperplasia prostática benigna (HPB), cálculo renal, ou até mesmo uma infecção urinária.

No mês de outubro o presidente Michel Temer, de 77 anos, sofreu um quadro de obstrução urológica, fazendo com que ele apresentasse um quadro de retenção urinária e precisasse ficar internado para realizar exames e tratamento. . No último dia 13 de dezembro o presidente da república precisou ser internado novamente por outro quadro de obstrução urológica, desta vez consequente a uma estenose de uretra.

Para entender o porquê dessa obstrução, é preciso identificar como funciona a ligação entre o aparelho reprodutor masculino e o aparelho urinário. O sistema reprodutor masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, pênis e uretra. Já no aparelho urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e, também, pela uretra. Quando há qualquer alteração no sistema reprodutor masculino, ou no aparelho urinário que comprometa a uretra, uma obstrução urinária pode ocorrer.

Causas

Uma das causas mais comuns da obstrução urológica é a hiperplasia prostática benigna (HPB) – comum entre homens idosos, que ocorre quando há um aumento da próstata, capaz de bloquear o canal urinário e causar sintomas como vontade frequente, dificuldade ou incapacidade de urinar.

A hiperplasia da próstata atinge cerca de dois milhões de pacientes por ano no Brasil. Para se ter uma ideia, cerca de 40% dos homens tem aumento de próstata a partir dos 50 anos de idade. Já entre os homens com mais de 70 anos, a hiperplasia prostática benigna pode estar presente em 80% da população. Porém é importante entender que a HPB nem sempre está ligada a um caso de obstrução urinária (a evolução da doença é lenta geralmente) e também não está associada ao câncer de próstata.

Outra causa relacionada à obstrução urológica é a estenose de uretra. Ela acontece quando há um estreitamento de uma parte da uretra, causando a diminuição, ou até mesmo a interrupção do fluxo urinário.

A estenose de uretra acontece como consequência a traumas na região pélvica ou lesões focais, infecções causadas por doenças sexualmente transmissíveis, câncer, doenças congênitas ou após cirurgias da próstata como ocorreu com o presidente da república.

Já nos casos nos quais a obstrução está ligada a cálculos renais, isso ocorre justamente porque as pedras originadas nos rins podem ficar presas na uretra durante seu processo de eliminação pela urina.

Sintomas

Além da dificuldade em urinar, o paciente pode sentir dor causada pela retenção urinária. A obstrução urológica também pode levar a outros problemas, consequentes do acúmulo de urina na bexiga, como infecções urinárias, sangramentos ao urinar, cálculos na bexiga e outros tipos de lesões nos rins.

Diagnóstico

O diagnóstico será feito com base no relato do paciente, no exame físico e nos exames complementares como urina tipo 1, urocultura com antibiograma, hemograma, função renal, USG dos rins e vias urinárias, tomografia do abdome e pelve e em alguns casos será necessária uma uretrocistoscopia (exame que permite a visualização do interior da uretra e bexiga).

Tratamento

O objetivo do tratamento é a desobstrução urinária para alívio dos sintomas e prevenção de danos à bexiga e aos rins do doente. O terapêutica estará relacionada à origem do problema. Nos casos relacionados à infecção urinária, o médico irá receitar o uso de antibiótico.

Em casos nos quais a obstrução urinária está relacionada a cálculo renal, o tratamento envolve a ingestão abundante de líquidos, o uso de analgésicos (nos casos mais simples) passagem de sonda uretrais ou cirurgias uretrocistoscopias com  litotripsia s/n (nos casos mais graves).

Já para os casos relacionados à hiperplasia da próstata, o tratamento pode envolver:

- Medicamentos
Os medicamentos utilizados próstata (alfa bloqueadores) terão o objetivo de relaxar a bexiga e a próstata fazendo com que o paciente seja capaz de urinar com mais facilidade. Outros medicamentos utilizados têm como objetivo reduzir o crescimento da próstata.

- Cirurgia
Nos casos em que os medicamentos não são suficientes a cirurgia está indicada

A cirurgia feita nos casos de hiperplasia da próstata (HPB) é a ressecção da próstata via uretra (RTU) ou pelo abdome, prostatectomia transvesical (PTV). Existe ainda a possibilidade do uso do laser no tratamento da HPB. O objetivo é remover parte do tecido da próstata e, assim fazer com que o paciente tenha a próstata diminuída e volte a urinar sem dificuldades.

No caso da estenose de uretra a cirurgia realizada é a uretrotomia interna, procedimento cirúrgico que consiste na abertura da uretra por via endoscópica (uretral). Neste caso o paciente deverá permanecer com sonda uretral por alguns dias após a cirurgia.

Mais informações

O médico responsável por tratar das patologias relacionadas ao trato urinário é o urologista: no homem, ele poderá acompanhar doenças como cálculo renal (pedra no rim), a hiperplasia da próstata e obstrução urinária. Consulte o seu urologista uma vez ao ano, ou em caso sinta alguma alteração que envolva o trato urinário, como dificuldade ao urinar e retenção urinária.

Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

telefone3(11) 3262-4114

whatsapp3(11) 3141-1598